Shelf-Life: Como determinar a validade de bebidas alcoólicas mistas?


As bebidas alcoólicas mistas, os licores e os RTD (Ready To Drink), ou seja, bebidas/drinks prontos para beber estão fazendo cada vez mais sucesso entre os consumidores. Quem nunca esteve numa festa e já não viu essas bebidas saindo como água? Caipirinhas, Negronis, coquetéis enlatados, misturas de xaropes com destilados ou as famosas Hard Seltzer estão entre as favoritas do público.

Mas afinal como o fabricante pode determinar a validade desse tipo de produto?


É importante lembrar que bebidas alcoólicas mistas contêm ingredientes perecíveis, como sucos de frutas, extratos de plantas, xaropes de açúcar e até derivados de leite, que podem sofrer alterações com o tempo. E por esses motivos, uma das principais preocupações com as bebidas mistas é determinar sua validade. Afinal, como saber se uma bebida mista está boa para consumo?

Shelf-life, ou vida de prateleira, nada mais é do que o intervalo de tempo no qual um determinado produto permanece com qualidade química, microbiológica e sensorial aceitável, ou seja, seguro, sem contaminação e sem alterações físico-químicas e nutricionais.

Alguns dos principais parâmetros a serem considerados ao analisar a vida útil das bebidas alcoólicas produzidas por mistura são:

Teor de álcool: O teor de álcool do seu RTD (Ready to Drink) pode afetar a vida útil. Maior teor alcoólico pode ajudar a preservar a bebida e prolongar a vida de prateleira da seu produto.


Temperatura de armazenamento: A temperatura na qual a bebida alcoólica mista é armazenada pode ter um impacto significativo em sua vida útil. Esse tipo de bebida alcoólica deve ser armazenada sempre em local fresco e seco, longe da luz solar direta e de fontes de calor.


Tipo de embalagem: O tipo de garrafa ou lata e o tipo de tampa escolhida como embalagem pode afetar a vida de prateleira da bebida alcoólica mista. Garrafas com vedações apertadas, como rolhas ou tampas de rosca, podem ajudar a evitar que o oxigênio entre na bebida e afete seu sabor e aroma. Latas de alumínio tem sido uma excelente alternativa para esse tipo de produto!

Ingredientes: Os ingredientes utilizados no RDT também podem afetar sua vida útil. Por exemplo, licores à base de frutas podem ter uma vida útil mais curta devido à presença de açúcares e outros compostos orgânicos que podem causar deterioração.

Processo de produção: A forma como a bebida alcoólica mista é produzida também pode afetar o tempo de prateleira. Processos como a mistura correta dos ingredientes, uma possível fermentação ou processos de destilação e envelhecimento adequados podem ajudar a garantir que o produto seja estável e tenha uma vida útil mais longa.

Será que sua bebida está pronta pra ser lançada no mercado?


Então digamos que você teve uma ideia maluca: misturou duas ou mais bebidas e criou um produto único que teve uma recepção ótima pelos seus amigos e familiares.

1ª etapa: Testes

Pesquise possíveis aditivos ou mudanças no processo produtivo que podem vir a alterar as características da sua bebida e chegar no ponto ótimo para que ela saia da sua garagem e vá direto refrescar ou esquentar a garganta da galera!


2ª etapa: Validação

Pronto, você já está com a bebida pronta pra ser consumida, mas será que ela irá manter o sabor, o aroma e a aparência mesmo após semanas e meses do preparo? E se você adicionar um conservante, será que ele não irá afetar o sabor da bebida?

Tudo isso pode ser analisado e resolvido realizando um estudo minucioso do seu produto através de testes laboratoriais e sensoriais é possível propor uma solução adequada à sua realidade e garantir o Shelf-life do seu produto!

Com quais análises eu posso determinar a validade da minha bebida mista?

Infelizmente, ainda não existe uma análise específica na qual o resultado será a validade do seu produto. ☹


O procedimento exato para um estudo de vida de prateleira é único para cada produto! Existem diversos parâmetros que podem ser avaliados e que fornecem uma ideia de quando o produto poderá começar a sofrer alterações.

Análises físico-químicas: Diversos parâmetros podem ser avaliados como, atividade de água, umidade, pH, turbidez, cor, teor alcoólico, acidez volátil, teor de açúcares entre outros fatores que podem afetar a vida de prateleira ou o prazo de validade de uma bebida mista!

Análises microbiológicas: Parâmetro importantíssimo na identificação de alterações por contaminantes que deterioram o sabor e a aparência do produto, sendo nítidos e até nocivos ao consumidor.

Análise sensorial: Outro parâmetro indispensável é a avaliação sensorial da bebida, capaz de identificar alterações que comprometem a qualidade do produto, sejam elas de sabor, aroma e até visuais.

 

E aí, ficou interessado em analisar o Shelf-life da sua bebida alcoólica?

Faça um orçamento grátis conosco!

Para saber mais sobre a gente, nos acompanhe no Instagram e confira nossas novidades!

Mais lidas